CONSULGAL participa no Projeto 'VF-OS – VIRTUAL FACTORY OPERATING SYSTEM'

Iniciou-se formalmente no dia 1 de outubro o projeto vf-OS, acrónimo de Virtual Factory Operating System, financiado pelo Programa Horizonte 2020 da União Europeia. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um Sistema Operativo aberto para Fábricas Virtuais, composto de Sistema Cluster para Fábricas Virtuais (vf-SK), Interface para Programação de Aplicações para Fábricas Virtuais (vf-API) e ‘Middleware’ para Fábricas Virtuais (vf-MW), desenhado especificamente para a fábrica do futuro.

 O resultado final do projecto será um kit de utilização aberta para desenvolvimento de aplicações (vf-OAK) e para implementação de smart Applications para Manufactura destinada a utilizadores industriais. Este kit será disponibilizado através de uma Loja de Aplicações para Manufactura (vf-mApp) numa Plataforma de Fábrica Virtual (vf-P). Assim, tal como actualmente se recorre à Google Play Store ou à AppStore para se obter aplicações para Android ou iOS, também no futuro se poderá recorrer à vf-mApp para obter aplicações desenhadas especificamente para indústrias de manufatura.

A CONSULGAL participa no vf-OS integrada num consórcio de 14 empresas de 7 países (Portugal, Reino Unido, Espanha, França, Holanda, Alemanha, Lituânia), como demonstrador da utilização do Sistema Operativo na área da construção/fiscalização.