Zero Defects Manufacturing Plataform
Zero Defects Manufacturing Plataform
Descritivo
do Projeto
O projeto ZDMP iniciou-se em Janeiro de 2019 com uma duração de 4 anos, e desenvolveu-se uma plataforma a que as empresas de manufatura possam aceder para desenvolver, utilizar e armazenar aplicações e serviços, de forma interativa e interoperável, que permitam atingir o objetivo de zero-defeitos nos seus produtos e processos e atingir a excelência nas suas atividades produtivas.
A CONSULGAL participou num consórcio com outras 30 empresas de 10 países (Portugal, Reino Unido, Espanha, França, Itália, Alemanha, Roménia, República Checa, Finlândia), com coordenação geral pela UNINOVA (Portugal) e gestão de projeto pela ICE – Information Catalyst Entreprise (Reino Unido).
O consórcio incluiu empresas de desenvolvimento de software, de desenvolvimento de soluções informáticas e utilizadores industriais, distribuindo-se estes por quatro setores de atividade: Indústria Automóvel, Máquinas e Ferramentas, Eletrónica, Construção.
A CONSULGAL coordenou o caso-estudo da Construção que inclui mais 4 empresas portuguesas: PT Mills Lda (empresa produtora de equipamento industrial), Flexefelina S.A. (produtor de tubagens metálicas), CEI – Companhia de Equipamentos Industriais Lda. (maquinaria industrial) e LONGARITO (produtos de pedra natural). Neste caso-estudo, pretendeu-se avaliar a usabilidade, eficácia e eficiência da plataforma no desenvolvimento de soluções informáticas para um processo construtivo, que visem atingir o objetivo de zero-defeitos no processo e/ou produto, desde o fabrico de materiais até ao seu fornecimento e instalação em obra e utilização.