A Linha Circular do Metropolitano de Lisboa

A Linha Circular do Metropolitano de Lisboa

No dia 28 de Fevereiro ocorreu o encontro das duas secções de túnel, entre a estação de Santos e da Estrela.

O projeto da Linha Circular do Metro de Lisboa envolve a extensão da Linha Amarela em cerca de 1.984 m, entre as estações do Rato e do Cais do Sodré, em túnel de via dupla. O projeto inclui a construção de dois poços de ventilação e de duas novas estações: a Estação da Estrela, que terá cerca de 54 m de profundidade, e a Estação de Santos, que terá cerca de 24 m de profundidade.

O projeto inclui ainda a ligação com a rede de metro a Norte (no Campo Grande) através da ligação entre os viadutos existentes da Linha Verde e da Linha Amarela. O túnel foi executado em NATM em quase toda a sua extensão, escavado partir de 2 poços (1 existente e um novo), com exceção dos últimos 650 m finais, a partir da futura estação de Santos até a atual estação do Cais do Sodré, que será construída pelo método Cut & Cover.

A Consulgal, integrando o ACE com a Tecnoplano, é responsável pela fiscalização desta obra, dando sequência à sólida experiência da empresa neste tipo de projetos, consolidada em Portugal, na Hungria, no Brasil e em Macau.

Parabéns à equipa da Consulgal e da Tecnoplano!