A CONSULGAL iniciou, em Julho de 2022, o estudo e projeto de execução do acesso ao Terminal Ferroviário de Alfarelos – 2ª fase, para a Infraestruturas de Portugal.
Este novo acesso rodoviário abrange os concelhos de Montemor-o-Velho e Soure, nomeadamente as freguesias de Montemor-o-Velho, Gatões e Ulmeiro, tendo o seu ínicio na rotunda existente na ligação ao nó da A 14 – Autoestrada Figueira da Foz/Coimbra (Norte), e terminando na rotunda da EN 347 que garante o acesso ao Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, adjacente à Pista de Remo.
A variante em estudo permitirá corrigir a estrutura viária à escala municipal e sub-regional, bem como melhorar as condições de acessibilidade ao TMIP e às zonas industriais em franco desenvolvimento localizadas a sul do rio Mondego.
Constituirá, assim, um corredor de ligação rápida através da A14 à A1 e IP3 (a nascente) e à A 17 (a poente), revelando-se como um projeto dinamizador para a região. Será também determinante para a redução dos impactes negativos que afetam a população residente na zona urbana de Montemor-o-Velho fustigada pelo atravessamento constante de veículos, com destaque para o tráfego pesado.
A variante envolverá um investimento de cerca de € 23 milhões e incluirá um viaduto com cerca de 800m de comprimento.