Visita à obra do Polo Oeiras Mar – Campus do IPMA

Visita à obra do Polo Oeiras Mar – Campus do IPMA

A equipa da CONSULGAL, responsável pelo projeto, realizou uma visita à obra do edifício do Polo Oeiras Mar – IPMA. Esta visita constituiu uma excelente oportunidade para observar de perto o andamento dos trabalhos e discutir aspetos relevantes do projeto.

Acreditamos firmemente que este tipo de interação entre projetista e empreiteiro é essencial para o sucesso dos nossos projetos. Agradecemos à Traço d´Obra, na pessoa do Eng.º Francisco Soares, todo o acompanhamento prestado durante a visita.

O Polo Oeiras Mar, integrado na Rede Colaborativa para a Tecnologia Oceânica, está a ser desenvolvido no interior do Campus do IPMA, em Algés, num espaço contínuo ao edifício principal. Este novo polo representa uma oportunidade única para a criação de um ecossistema de referência na monitorização, prospeção e vigilância marinha.

Neste espaço, serão promovidas iniciativas conjuntas que potenciam a conectividade, cooperação e complementaridade entre entidades ligadas ao conhecimento e inovação, fomentando sinergias com outras iniciativas laboratoriais na área do mar, beneficiando da proximidade de acesso ao mar – preferencialmente na Doca de Pedrouços – e dos meios navais disponíveis, incluindo navios de investigação e experimentação em ambiente controlado.

O Polo Oeiras Mar irá acolher três unidades funcionais principais:

✔ Unidade de Engenharia Oceânica (UEO)
✔ Unidade de Interface com o Setor Económico (UISE)
✔ Unidade de Amostras em Meio Líquido (UAML)

Estão ainda previstas áreas complementares para equipas multidisciplinares de teste e operação, com atividades na ciência, conhecimento e inovação, ligadas ao setor económico e com impacto direto no crescimento da economia azul.

A construção do edifício, localizado na frente ribeirinha de Algés, apresentou uma elevada complexidade técnica, sobretudo no que diz respeito às fundações, devido à área de aterro sobre o rio Tejo.