Etar de Alcântara

Lisboa - Portugal

Ambiente | Sistemas de Recolha e Tratamento de Águas Residuais | Estudos Projetos e Assessoria Técnica | Gestão e Fiscalização de Empreendimentos

Etar de Alcântara

Cliente: SIMTEJO, S.A.

Período: 2006 - 2014

Descrição:

O projeto consistiu na conceção/construção da adaptação e completamento da ETAR de Alcântara tendo em vista o aumento do nível de tratamento para secundário seguido de desinfeção, para um caudal de 6,60 m³/s. Este aumento permitiu, adicionalmente, tratar as contribuições pluviais associadas às primeiras chuvadas, com carga poluente significativa, correspondentes a 3,30 m³/s. A capacidade nominal em tempo seco é de 181 000 m³/dia e em tempo húmido 570 240 m³/dia, para um número de habitantes equivalentes de 756 000. O processo de tratamento compreende obra de entrada e tratamento preliminar, tratamento primário, tratamento biológico, desinfeção, tratamento de lamas, desodorização. O projeto esteve sujeito a grandes condicionantes urbanísticas, resultantes da integração no espaço urbano, exiguidade de espaço disponível, necessidade de aproveitamento de equipamento e de manutenção do funcionamento durante as obras.

Valor do empreendimento: € 71.876.994

Âmbito da prestação de serviços: Fiscalização da construção, gestão da qualidade e coordenação de segurança em obra, bem como a coordenação da exploração e manutenção da instalação durante os períodos de pré-arranque e arranque das fases da obra.