Porto da Praia

Santiago - Cabo Verde

Transportes | Portos e Obras Marítimas | Gestão e Fiscalização de Empreendimentos

Porto da Praia

Cliente: MCA-CV - Millennium Challenge Account - Cabo Verde (1.ª Fase) / MIEM - Ministério das Infraestruturas e Economia Marítima de Cabo Verde (2.ª Fase)

Período: 2008 - 2014

Descrição:

A modernização e expansão do Porto da Praia teve como objetivo a modernização das instalações e dos sistemas operacionais do Porto, de modo a permitir responder à previsão do aumento das cargas para 2 milhões de toneladas de mercadorias em 2030. A 1.ª fase consistiu na construção de um terminal de carga no planalto sobranceiro ao porto, de uma estrada 2×2 de acesso ao porto a partir do novo terminal de carga e remoção de armazéns e repavimentação do cais 2. Na 2.ª fase, procedeu-se à construção de um novo quebra-mar com 234 m de extensão, da extensão do cais 1 em 450 m, dragagem da bacia de manobra, construção de manto de proteção e pavimentação de um parque de contentores de cerca de 6 ha com material da dragagem e instalação de um sistema de apoio à navegação.

Valor do empreendimento: € 104 315 881

Âmbito da prestação de serviços: Assessoria ao cliente durante o processo de aquisição e contratação de empreitadas, fiscalização da construção, incluindo Supervisão dos Projetistas, controlo de custos, controlo do planeamento, controlo e gestão da qualidade, controlo das condições de saúde e segurança e gestão ambiental, análise e avaliação de estudos ambientais e de projeto, Estudos de Impacte Ambiental (EIA), e Planos de Gestão Ambiental (PGA), conclusões e recomendações.